domingo, 18 de outubro de 2009

Atividade 3.8 - Relatório de planejamento

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Relato da aula anterior


Durante o desenvolvimento da aula pude perceber a alegria de cada aluno, a cada palavra corrigida, cada nova palavra que conheciam,eassim despertando o gosto pela leitura.
Os alunos participaram ativamente das aulas, se mostrando motivados e interessados em realizar e se envolverem em cada atividade proposta.
Os mesmos se mostraram mais ativos e desinibidos com um vocabulário mais enriquecido e desejosos por novas leituras, também reescreveram o texto, aperfeiçoando desta forma a escrita.

Atividade 3.6 - Aula

Relato da aula anterior


Durante o desenvolvimento da aula pude perceber a alegria de cada aluno, a cada palavra corrigida, cada nova palavra que conheciam,eassim despertando o gosto pela leitura.
Os alunos participaram ativamente das aulas, se mostrando motivados e interessados em realizar e se envolverem em cada atividade proposta.
Os mesmos se mostraram mais ativos e desinibidos com um vocabulário mais enriquecido e desejosos por novas leituras, também reescreveram o texto, aperfeiçoando desta forma a escrita.

Atividade 3.5 - Planejamento

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Construindo Textos – Explorando as Mídias

I- Introdução:
Através de vídeos e textos a construção de textos se tece. Interligando fatos e contextualizando, alunos e professores constroem junto o saber que vem rico em idéias, pesquisadas na internet, confrontadas e minadas em sala de aula.

II- Objetivos:
Redigir texto coletivo.
Utilizar o editor de texto Word.
Empregar corretamente recursos digitais.
Efetuar correção ortográfica e gramatical.
Resumir texto e montar apresentação em Power Point.

III- Recursos utilizados:
►Computador
►Internet
►Recursos de áudio e recursos digitais ((som, data show, vídeos, áudios, animações) que podem ser encontrados em alguns sites:
http://www.youtube.com.br/
http://portal.mec.gov.br/tvescola
http://www.novaescola.org.br/
htpp://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social/
http://portacurtas.uol.com.br/busca.asp
IV- Desenvolvimento da atividade:
A partir da apresentação da animação “Reflexo”, em grupos, os alunos constroem seus textos no Word; realizando correção ortográfica e gramatical com o editor de texto e sob a orientação e supervisão do professor que estiver dinamizando a atividade; depois montam no Power Point o resumo do mesmo para ser apresentado em sala de aula.

V- Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa/ Sociologia/ Filosofia/ Geografia/ História/ Artes

VI- Avaliação:
Correção dos textos, participação de todos os componentes do grupo na realização das atividades e nas discussões.
"As sociedades em que os homens vivem são um reflexo dos homens que vivem na sociedade."

Atividade 3.4 - Esboço

ESBOÇO DE UMA AULA UTILIZANDO MÍDIAS DIGITAIS.
• PÚBLICO ALVO: Alunos com necessidades especiais mentais em processo de alfabetização, 1º Ciclo do Ensino Fundamental – Classe Especial.
• OBJETIVO GERAL: 1. Estimular com atividades variadas os canais sensoriais visual, auditivo e cinestésico do aluno com necessidades especiais mentais, visando à aprendizagem com significado.
• OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Relacionar o som e a grafia das vogais; 2. Identificar as vogais maiúsculas e minúsculas em letra cursiva e de imprensa: 3. Fazer o traçado correto das vogais; 4. Identificar as vogais em palavras; 5. Classificar e seriar objetos a partir de orientações dadas; 6. Realizar atividades variadas a partir de softwares educacionais.
• CONTEÚDOS: 1. Vogais minúsculas – letra cursiva e de imprensa. 2. Vogais maiúsculas – letra cursiva e de imprensa. 3. Classificação e seriação.
• METODOLOGIA: Introduzir a vogal “a” seguindo os passos abaixo e, posteriormente as outras vogais, conforme o ritmo de cada aluno. 1 – Trabalhar a vogal “a” plano vertical. De início confeccionar a vogal “a” em “espuma” (colada sobre um cartão medindo 17,50 x 20,50 cm) na posição vertical. 2 – Colocar igualmente no caderno de desenho grande (vogal “a” - confeccionada em cordão sobre a superfície da folha) também na posição vertical). 3 _ Pegar o dedo indicador da mão preferida pelo aluno (ajuda física total) ajudando-o a passar a ponta do dedo ora sobre a “espuma” ora sobre o cordão, alternadamente, várias vezes. (estimulação visual-tátil-cinéstesica). 4 – Falar, concomitantemente, o som da vogal “a” (movimento do aparelho fonador-estímulo visual-cinestésico; som-estímulo auditivo) durante o deslocamento da ponta do dedo do aluno sobre a extensão da letra. Retirar estes estímulos gradualmente. 5 – Motivar o aluno a cada acerto. 6 – Anotar cada resposta do aluno na folha de registro. 7 – Prosseguir com o trabalho com ajuda física parcial. Tocar, levemente, na mão do aluno, no momento em que ele coloca a ponta do dedo sobre o ponto inicial da vogal “a” (ou confeccionada em “espuma” ou em cordão). Direcionar, discretamente, a mão do aluno à medida que a ponta do dedo se deslocar sobre a vogal “a” confeccionada em “espuma” ou cordão. 8 – Repetir o processo a cada dificuldade do aluno. 9 – Passar para a próxima etapa que consiste na ordem verbal. Falar para o aluno: “Passe o dedo indicador sobre a vogal “a”“. 10 – Ao concluir essa etapa introduzir a escrita com giz e lousa. 11 – Colocar o giz na mão preferida pelo aluno. 12 – Pegar a mão preferida pelo aluno (ajuda física total), ajudando-o a percorrer, com o giz, o traçado da vogal “a” existente pontilhada na lousa. 13 – Falar, concomitantemente, o som da vogal “a” durante o deslocamento da ponta do giz sobre o traçado pontilhado da vogal “a”. 14 – Prosseguiu o treino, utilizando a tentativa ajuda física parcial. Direcionar, levemente, a mão do aluno, à medida que a ponta do giz deslocar-se sobre o pontilhado. 15 - Prosseguir o estudo introduzindo a escrita da vogal “a” no caderno. À medida que o aluno for dominando a escrita da vogal estudada prosseguir o treinamento com as outras vogais. 16 – Levar os alunos no laboratório de informática para vivenciar o conteúdo das vogais em softwares educacionais, os quais utilizam das diversas mídias (som, texto, animação e desenho) visando ampliar o conhecimento do aluno através da interação dele com as atividades propostas nos jogos e atividades. Os softwares educacionais prendem a atenção do aluno devido à combinação dos recursos de multimídia e possibilita o aluno treinar e demonstrar seu aprendizado conforme o ritmo de cada um.

Atividade 3.3 - Minhas descobertas

Eu visitei o Portal do Professor e pude descobrir que tem muitas sugestões de aulas interessantes que podem ser desenvolvidas em sala de aula com o auxilio do técnico do laboratório de informática. É preciso que o laboratório tenha bons computadores e estejam conectados na internet de preferência Banda Larga. Minha aula foi sobre o ciclo básico da natureza e possibilitou aos alunos acessarem sites que simulam os estágios da água, bem como todo o processo do ciclo da água.

Atividade 3.2 - Sugestão

Como utilizar hipermídia e multimídia em sala de aula?

Trabalhar com hipermídia e multimídia depende de muito esforço do professor porque é necessário preparar bem a aula através de pesquisas em sites, compreender os recursos que a Internet nos oferece.

Eu tive a oportunidade de trabalhar com alunos do 3º anos atividades que envolveram:

· Trabalhos com vídeos educativos disponíveis nos sites www.portacurtas.com.br e www.youtube.com.br para ilustrar assuntos diversos em sala de aula, com tempo suficiente para discutir com os alunos.

· Utilização de softwares que apresentam jogos educativos na área da Matemática, formação de histórias em quadrinhos, etc.

· Utilização de slides utilizando multimídia e hipermídia elaborados em PowerPoint ou programa similar, que prendam a atenção dos alunos e que exigem os sentidos de visão e audição;

Atividade 3.1 - Diferença entre multimidia e hipermidia

DIFERENÇA ENTRE MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA: Multimídia é a combinação de texto, elementos gráficos, som e vídeo, diferentemente de hipermídia que é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação.