domingo, 18 de outubro de 2009

Atividade 2.3 - Construindo hipertexto

I – INTRODUÇÃO:

O site que pretendo criar é o www.igrejabatistaaia.com.br e tem como objetivo principal ensinar e divulgar o Evangelho de Jesus, através do estudo da Bíblia Sagrada, de maneira dinâmica atendendo as expectativas do individuo conforme sua faixa etária.

A criação do referido site vem atender as exigências do mundo globalizado que tem a internet como uma das ferramentas de destaque. Através desse poderoso meio de comunicação – internet - é possível a Igreja fazer educação religiosa através dos cursos à distância tão valorizados nestes últimos tempos. É importante ressaltar que a educação a distância tem amparo legal e aumenta a possibilidade de mais pessoas estudar, porque o individuo não precisa sair de casa para estudar, podendo aproveitar as horas livres, não tem gastos com transportes, uniformes e outras despesas comuns no ensino presencial.

É importante destacar que as instituições religiosas para divulgar seus ensinamentos utilizam programas de rádio, de TV, apostilados, cursos presenciais e necessitam acompanhar as novas tecnologias valendo-se do site como instrumento valioso para o ensino, afinal não dá para negar os benefícios da informática na vida do cidadão, tendo como destaque a internet.

II – CARACTERÍSTICAS DO SITE:

O layout escolhido para a disposição dos elementos do site é o retangular, sendo as bordas arredondadas, acompanhando a tendência atual.

As cores escolhidas para o site são o vermelho, o dourado, o verde e o branco. São cores alegres e deverão ser usadas com equilíbrio para não cansar a visão do usuário.

A programação do site será apresentada com auxílio dos recursos de multimídia, como: textos, sons e imagens e também de ferramentas que permitam a elaboração de animações, as quais garantirão a apresentação dos conteúdos de forma contagiante motivando o usuário a adentrar e conhecer todas as sessões disponíveis. Desta forma, haverá a combinação dos recursos de multimídia (hibridismo).

O www.igrejabatistaaiaa,com.br terá vários link e a transmissão do site é indicada para a banda larga, porque terá várias páginas carregadas de imagens e animações que exigem capacidade de transmissão.

O visitante do site terá oportunidade de estudar a Bíblia Sagrada através dos cursos oferecidos, bem como discutir o aprendizado na comunidade do orkut e na sala de bate papo (Chat). Assim sendo, o estudante poderá interagir com os colegas, tirar dúvidas, e ter bons resultados em sua aprendizagem.

III – O SITE E SUAS INTERFACES:

A primeira página do site terá fotos da sede da Igreja Batista de Alto Araguaia, destacando as dependências destinadas à educação religiosa, bem como o menu que conduzirá o visitante às várias sessões do site.

O menu englobará vários temas que o indivíduo ao clicar será encaminhado para sessões específicas, que terão hipertextos com informações, mensagens, enfim algo interessante para atrair o visitante.

O menu terá os seguintes tópicos:

a) IGREJA BATISTA – ao clicar nesse tópico abrirá uma página com os seguintes assuntos:

· Esclarecimentos sobre a denominação batista;

· Histórico com fotos sobre a Igreja Batista em Alto Araguaia;

· Como tornar um membro da Igreja Batista.

b) MINISTÉRIOS – ao clicar nesse tópico abrirá uma página que aborda todos os grupos de trabalhos, como segue:

· Gileade – Grupo de louvor e banda

· Aliança – Grupo de casais

· MCA – Grupo de mulheres

· Ágape – grupo de homens

· Juventude nota dez – grupo de jovens e adolescentes

Cada tópico citado, ao ser clicado, abrirá uma página que trás as seguintes explicações:

Ø Definição do ministério

Ø Participantes do ministério com fotos

Ø Atividades realizadas

Ø Agenda de reuniões e eventos marcados

Ø Como participar do ministério.

c) FOTOS - da sede da Igreja, da diretoria, dos membros, dos eventos realizados, dos cultos, dos acampamentos, das atividades de lazer, dos grupos de estudos, etc.

d) BOLETIM INFORMATIVO – é a sessão que traz a mensagem pastoral do mês, a agenda com a programação da igreja, assuntos diversos, etc.

e) ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – esse tema ao ser clicado abrirá a página do site voltada para o ensino à distância. A página terá um sub menu que indicará os nomes dos ambientes virtuais de aprendizagem (três classes), sendo que cada classe terá conteúdos específicos e atividades coerentes com a faixa etária indicada, como segue:

- Classe Emanuel: o visitante ao clicar nesse item irá para uma sub sessão que explicará que a referida classe destina a pessoas adultas que querem estudar temas da Bíblia voltados para o crescimento espiritual. O visitante ao avançar, encontrará uma lista com dez (10) temas, em forma de perguntas para despertar o desejo no visitante em descobrir a resposta no curso em questão. Os temas são:

1. A Bíblia é a palavra de Deus?

2. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo?

3. Qual a origem do homem?

4. Existe vida após a morte?

5. A ceia do Senhor é um memorial?

6. Qual é o dia do descanso?

7. Como Satanás manifesta?

8. O que é pecado?

9. Existe inferno?

10. Qual o propósito da morte de Jesus?

O visitante deverá selecionar um tema, clicar para ter uma visão geral sobre o curso selecionado e preencher um formulário para identificação, caso queira fazer o curso. É importante ressaltar que os cursos são gratuitos e ao concluir o aluno receberá um certificado de conclusão, expedido pela Igreja, conforme as exigências legais de certificação.

Assim que o aluno inscrever-se no curso, ele terá acesso ao texto básico, com as referências bíblicas para ler e estudar. O texto básico será elaborado em forma de diálogo, com linguagem clara e objetiva, facilitando a compreensão do aluno.

Após o estudo do texto básico, o aluno avança para os exercícios de verificação da aprendizagem. Ele fará as atividades propostas e à medida que for acertando as respostas poderá avançar, caso responda alguma questão errada, será alertado pelo site e orientado a rever o assunto e, em seguida fazer a correção para poder avançar à próxima fase.

- Classe Apaixonados por Cristo: o visitante ao clicar nessa opção irá para uma sub sessão que disponibilizará estudos, atividades e músicas gospel para jovens e adolescentes.

A idéia é ser uma página mais “radical”, porém voltada para o ensino da Bíblia, atendendo às expectativas do público jovem que quer conhecer mais sobre os ensinamentos de Jesus e edificar suas vidas. O visitante terá acesso aos seguintes estudos bíblicos:

1. O sermão que abalou o mundo.

2. A verdadeira felicidade.

3. A função dos discípulos.

4. Jesus e a lei de Moisés.

5. A glória pessoal é condenada.

6. A busca do que é eterno.

7. Cuidado com a ansiedade.

8. Ninguém é juiz de ninguém.

9. Efeito bumerangue.

10. Conhecer, entender e praticar as leis de Deus.

É importante ressaltar que cada estudo ao ser selecionado abre uma sub sessão que contém:

· Textos bíblicos ilustrados, com movimento e som relacionados ao estudo.

· Introdução do assunto numa linguagem bem objetiva e clara. O assunto será apresentado em forma de animações com figuras ilustrativas e textos, bem divertidos e atraentes.

· “Papo-teen” espaço para ler depoimentos de outros jovens sobre os temas estudados, bem como espaço para fazer registros.

· Atividades para avaliar os conhecimentos adquiridos no curso: cruzadinhas, caça-palavra, diagrama, jogo da memória, escolha a resposta correta.

Essas atividades serão programadas como nos jogos educativos (software) – o participante é desafiado a prosseguir e é informado dos erros e acertos, possibilitando melhorar o rendimento.

- Classe Jóias de Cristo: O visitante ao clicar nesse item terá informações sobre a classe e descobrirá que o ensino está voltado para as crianças. Aparecerá na tela um “amiguinho virtual” para conversar com o visitante, incentivando a ouvir as histórias bíblicas da página e orientando a como participar efetivamente da proposta de ensino.

Para ensinar a criança será usado o recurso da história bíblica ilustrada e com animação (ferramentas que possibilitam a animação no site). A princípio serão dez (10) histórias:

1. A oferta da viúva pobre. Marcos 12, 41 – 44

2. A mulher samaritana. João 4. 1 – 12

3. A multiplicação dos pães. Lucas 9. 10-17

4. A pesca milagrosa. Lucas 5. 1-11

5. A cura dos 10 leprosos. Lucas 19.1-10

6. O encontro de Zaqueu com Jesus. Lucas 19. 1-10

7. A ovelhinha travessa. Mateus 18. 12-14

8. Jesus ensinou obras de misericórdia. Mateus 25. 31-46

9. O filho pródigo. Lucas 15.11-32

10. O fariseu e o publicano. Lucas 18.9-14

As histórias bíblicas têm com objetivo ensinar princípios cristãos como: amor, caridade, gratidão, altruísmo, bondade, misericórdia, arrependimento, alegria, obediência, e aceitação de Jesus como senhor e salvador das nossas vidas.

As crianças terão acesso a várias atividades relacionadas às histórias como:

· Desenhar

· Colorir

· Quebra-cabeça

· Música

· Poesia

· Caça-palavra

· Charada

· Decifrar mensagens com códigos

· Memorizar versículos bíblicos através do jogo da memória, quebra-cabeça, etc.

· Cruzadinhas

· Completar frases

· Exercícios de múltipla escolha

· Personagens bíblicos para colocar as roupas, caracterizando-os conforme a narrativa bíblica.

f) INTERAÇÃO - esse item do menu inicial vai direcionar o usuário para dois serviços de relacionamentos que de acordo com o desejo do usuário poderá ser o link do orkut – “Comunidade Amigos de Jesus Cristo” ou o link que levará o usuário a uma sala de bate-papo (Chat), com acesso grátis.

Através do orkut os participantes poderão relatar suas vivências, dar sugestões, fazer críticas, etc. A sala de bate-papo será útil para as reuniões de estudos “on line”, possibilitando ao aluno tirar dúvidas, discutir os assuntos, trocar experiências em tempo real. Os dois serviços serão de muita valia para garantir a integração e interação dos alunos.

IV – CONCLUSÃO:

O presente trabalho foi muito importante porque possibilitou a reflexão sobre a criação de um site e pode-se concluir que é muito difícil criar um site sozinho. É preciso trabalhar com uma equipe de profissionais que darão sua contribuição conforme sua área de atuação.

Outro ponto que merece atenção é o fato que quem cria um site precisa ter pessoas qualificadas para acompanhar e atualizar esse site. Caso não tenha, é preciso contratar profissionais para fazer o trabalho e nem sempre há os recursos necessários para pagar esses profissionais. Diante desta situação, muitas vezes, as instituições desistem de criar um site ou simplesmente criam sites desinteressantes, pobres de recursos, os quais serão poucos visitados, não atingindo seus objetivos.

As novas tecnologias são fascinantes e tem inúmeros recursos, porém não é tão simples assim, para usufruir desses benefícios tem um preço e nem todos tem condições de arcar com as despesas necessárias, o que é uma pena.

Para superar o entrave citado anteriormente é fundamental melhorar as condições de vida do cidadão, possibilitando sua inserção no mundo digital.

V – BIBLIOGRAFIA:

· Consultas feitas nos textos e sites sugeridos pelo professor responsável pela disciplina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário