domingo, 18 de outubro de 2009

Atividade 3.4 - Esboço

ESBOÇO DE UMA AULA UTILIZANDO MÍDIAS DIGITAIS.
• PÚBLICO ALVO: Alunos com necessidades especiais mentais em processo de alfabetização, 1º Ciclo do Ensino Fundamental – Classe Especial.
• OBJETIVO GERAL: 1. Estimular com atividades variadas os canais sensoriais visual, auditivo e cinestésico do aluno com necessidades especiais mentais, visando à aprendizagem com significado.
• OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Relacionar o som e a grafia das vogais; 2. Identificar as vogais maiúsculas e minúsculas em letra cursiva e de imprensa: 3. Fazer o traçado correto das vogais; 4. Identificar as vogais em palavras; 5. Classificar e seriar objetos a partir de orientações dadas; 6. Realizar atividades variadas a partir de softwares educacionais.
• CONTEÚDOS: 1. Vogais minúsculas – letra cursiva e de imprensa. 2. Vogais maiúsculas – letra cursiva e de imprensa. 3. Classificação e seriação.
• METODOLOGIA: Introduzir a vogal “a” seguindo os passos abaixo e, posteriormente as outras vogais, conforme o ritmo de cada aluno. 1 – Trabalhar a vogal “a” plano vertical. De início confeccionar a vogal “a” em “espuma” (colada sobre um cartão medindo 17,50 x 20,50 cm) na posição vertical. 2 – Colocar igualmente no caderno de desenho grande (vogal “a” - confeccionada em cordão sobre a superfície da folha) também na posição vertical). 3 _ Pegar o dedo indicador da mão preferida pelo aluno (ajuda física total) ajudando-o a passar a ponta do dedo ora sobre a “espuma” ora sobre o cordão, alternadamente, várias vezes. (estimulação visual-tátil-cinéstesica). 4 – Falar, concomitantemente, o som da vogal “a” (movimento do aparelho fonador-estímulo visual-cinestésico; som-estímulo auditivo) durante o deslocamento da ponta do dedo do aluno sobre a extensão da letra. Retirar estes estímulos gradualmente. 5 – Motivar o aluno a cada acerto. 6 – Anotar cada resposta do aluno na folha de registro. 7 – Prosseguir com o trabalho com ajuda física parcial. Tocar, levemente, na mão do aluno, no momento em que ele coloca a ponta do dedo sobre o ponto inicial da vogal “a” (ou confeccionada em “espuma” ou em cordão). Direcionar, discretamente, a mão do aluno à medida que a ponta do dedo se deslocar sobre a vogal “a” confeccionada em “espuma” ou cordão. 8 – Repetir o processo a cada dificuldade do aluno. 9 – Passar para a próxima etapa que consiste na ordem verbal. Falar para o aluno: “Passe o dedo indicador sobre a vogal “a”“. 10 – Ao concluir essa etapa introduzir a escrita com giz e lousa. 11 – Colocar o giz na mão preferida pelo aluno. 12 – Pegar a mão preferida pelo aluno (ajuda física total), ajudando-o a percorrer, com o giz, o traçado da vogal “a” existente pontilhada na lousa. 13 – Falar, concomitantemente, o som da vogal “a” durante o deslocamento da ponta do giz sobre o traçado pontilhado da vogal “a”. 14 – Prosseguiu o treino, utilizando a tentativa ajuda física parcial. Direcionar, levemente, a mão do aluno, à medida que a ponta do giz deslocar-se sobre o pontilhado. 15 - Prosseguir o estudo introduzindo a escrita da vogal “a” no caderno. À medida que o aluno for dominando a escrita da vogal estudada prosseguir o treinamento com as outras vogais. 16 – Levar os alunos no laboratório de informática para vivenciar o conteúdo das vogais em softwares educacionais, os quais utilizam das diversas mídias (som, texto, animação e desenho) visando ampliar o conhecimento do aluno através da interação dele com as atividades propostas nos jogos e atividades. Os softwares educacionais prendem a atenção do aluno devido à combinação dos recursos de multimídia e possibilita o aluno treinar e demonstrar seu aprendizado conforme o ritmo de cada um.

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