domingo, 18 de outubro de 2009

Atividade 2.4 - Navegação em hipertexto

A importância do Hipertexto

O hipertexto é algo novo e tudo que é novo necessita de um tempo maior para ser absorvido pelas pessoas. Diante disto, o leitor do hipertexto terá algumas dificuldades iniciais, principalmente porque não se trata apenas de uma nova modalidade de leitura, mas de um novo espaço, o ciberespaço, marcado pela imaterialidade. Muitas pessoas têm dificuldades de ler na tela do computador, de manusear o próprio computador e tudo isso precisa ser vencido para aproveitar bem a leitura e com todos os recursos que o hipertexto oferece.

É importante lembrar que a leitura do hipertexto no espaço virtual: físico e ciberespaço, segundo Chartier (1998, p.7), “é por definição rebelde e vadia. Os artifícios de que lançam mãos os leitores para obter livros proibidos, ler nas entrelinhas e subverter as lições impostas são infinitos”. Diante disto, pode-se concluir que o hipertexto proporciona ao leitor experiente uma leitura lúdica e para àqueles iniciantes a leitura pode ser confusa, devido os links e as possibilidades de ir e vir no texto.

Com o advento do hipertexto fomos apresentados a uma rede multidimensional onde qualquer ponto está conectado potencialmente a outro nó do texto. (ECO, 1996). Os links possibilitam um passeio por múltiplos textos, os programadores determinam uma palavra para fazer esta ligação, gerando o que de forma simples podemos chamar de pontes. Isto é, um encontro entre produções textuais diferentes,propiciando o fim das rígidas fronteiras entre os textos.

Pesquisa feita no site abaixo:

http://www.alb.com.br/anais16/sem05pdf/sm05ss09_09.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário