terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade 1.2 Analise da Entrevista

Entrevista de Antonio Novoa” e “Formação de Professores: um grande desafio.” Gostei muito da entrevista com o Antonio Nóvoa porque ele explica bem porque está tão difícil ser professor nos dias atuais. Segundo ele, vivemos numa situação de amargura porque a escola vive as incertezas presentes na sociedade. Afinal, a escola está inserida na sociedade e todas as mazelas sociais refletem dentro da escola. Isto é, se a sociedade não está funcionando como gostaríamos, certamente a escola também não vai funcionar de forma harmoniosa. Novoa explica que os pais não são autoritários com os filhos e querem que os professores exerçam autoridade com os filhos. Os pais não conseguem assegurar a disciplina dos filhos e querem que os professores dêem conta da disciplina dos filhos nas salas de aula, os pais não conseguem que os filhos leiam em casa e querem que os professores transformem os filhos em bons leitores, enfim a sociedade não tem conseguido exercer o papel na formação das pessoas e exigem que a escola essa formação que não pertence somente a ela. Certamente, nós professores estamos cansados de receber duras criticas publicas e responsabilizado pelo fracasso escolar. Precisamos de calma e tranqüilidade para trabalhar, acima de tudo num ambiente de trabalho comunitário e com remuneração digna. Para que isso aconteça é preciso que nós nos organizemos coletivamente dentro da escola, quer por área de ensino, por proposta metodológica, enfim que haja reflexão sobre o que fazer pedagógico, baseado na experiência e na valorização do conhecimento profissional. De acordo com Umbelina Caiafa o professor é um profissional que necessariamente tem que ter uma formação inicial, mas a formação continuada é condição essencial para o bom desempenho profissional. Umbelina afirma que o docente como especialista no processo de ensino deve ter conhecimento dos conteúdos curriculares, saber articular os diferentes conteúdos, deve dominar o instrumental de trabalho através do planejamento, da avaliação, seleção dos recursos pedagógicos,, saiba interagir com as famílias, tenha abertura para as novas propostas educacionais e saiba valer-se das novas tecnologias. Porém, o docente deve entender também da natureza da Educação, das experiências culturais, da produção dos saberes pedagógicos, da busca pela formação continua , da democratização, enfim ser a favor da construção de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais livre e sem exclusão. Para concluir, quero finalizar dizendo que antes a concepção do conhecimento era comparada a uma arvore e atualmente essa comparação foi substituída pela idéia de rede. Desta forma, valorizam-se as múltiplas formas de aprendizagem, a interdisciplinaridade dos conteúdos, destacando um currículo em espiral. RELEXÕES Nº 02 Textos: “Aprendizagem continuada ao longo da vida” e “As sereias do ensino eletrônico.” Segundo José Armando Valente a aprendizagem é uma atividade contínua estendendo-se por toda a vida. Os conceitos de aprender e ensinar estão vinculados, sendo que numa abordagem tradicional as aulas expositivas enfatizam a transmissão de informações, sendo o ensino o ato de depositar essas informações. Segundo Paulo Freire essa é uma concepção bancaria de educação onde o aluno se torna um deposito de informações. Por outro lado, numa perspectiva mais progressista, o ensino deve se dar num processo de construção do conhecimento através da participação ativa do aprendiz. Isto é, a interação do aprendiz com o mundo dos objetos e a interação social. A aprendizagem se dá através da interação social. A aprendizagem das novas tecnologias é fundamental no trabalho de qualquer profissional, mas o professor precisa urgentemente inserir as novas tecnologias no processo de ensino, compreendendo que essa inserção deve ser de forma prazerosa e tranqüila porque não basta introduzir tecnologias – é fundamental pensar como elas irão contribuir para o ensino e aprendizagem numa perspectiva de transformação. Conforme Blikstein e Zuffo o uso do computador nas escolas estão numa perspectiva muitas vezes tradicional, com posturas de controle e proibição. Não podemos tornar os alunos meros consumidores dos artefatos tecnológicos, mas sim eles precisam ser sujeitos desses recursos, objetivando ser produtores do conhecimento através da utilização das mídias digitais. O professor deve ser um profissional com uma visão critica referente a tudo que surge. As tecnologias são importantes, mas o papel do professor no processo ensino aprendizagem está acima de qualquer tecnologia. A atuação humana do professor é fundamental na aprendizagem dos alunos.

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