terça-feira, 22 de setembro de 2009

atividade 1.1 Quem sou como professora aprendiz

Quem sou como professor e aprendiz?

É difícil olhar para dentro de nós e enxergar de fato o intimo com todos os defeitos e virtudes. Somos produtos da formação acadêmica recebida, das teorias educacionais presentes em cada época, da personalidade constituída por fatores culturais e genéticos, do nível de alto estima, dos olhares que muitos lançam sobre a nossa pessoa... Juntando tudo isso e mais as crenças e experiências vividas surge uma idéia vaga de como sou como pessoa e junto desta pessoa tem a profissional-professora.

Sou uma professora que fez Pedagogia e recebeu uma formação fundamentada nas teorias comportamentalistas, mas em contra partida estudou Paulo Freire, Piaget, Demerval Savianni, José Carlos Libaneo e vida e obra do marxista Karl Marx. Diante disto, já na formação universitária identifiquei-me com a classe trabalhadora e fui para as ruas lutar contra a ditadura militar, lógico com muito medo, mas pude participar na década de 80 dos atos públicos pedindo a abertura política, eleição para Presidente e o fim da ditadura.

Na década de 90, novas fundamentações teóricas para dar conta da prática pedagógica: Lev Semenovitch Vygotsky, Wallon, Lurian, Emilia Ferreiro, Bakhtin e outros teóricos que discutiam a Educação voltada para a democracia, o aluno no centro do processo, etc, mas dentro das escolas onde eu trabalhava e trabalho sempre a dicotomia entre a essa linha teórica e as práticas pedagógicas. Na verdade, uma luta para executar a filosofia da escola numa perspectiva progressista e de inclusão e o romper com as práticas tradicionais, onde o professor é o centro.

Diante do exposto sou uma professora em formação, que acredita na educação e nas mudanças profundas, mesmo que elas aconteçam de forma lenta. No momento, quero aprender a usar as novas tecnologias a serviço da aprendizagem do aluno.


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